Boa prova (à mim!)



Há alguns meses atrás fiz uma postagem sobre o Vestibular. Pois é, chegou a hora. Esses dias estou com um sentimento meio "sei lá". Não dá pra explicar... É meio como uma melancolia ou algo do tipo. Ontem no cursinho foi muito estranho... as pessoas se abraçando, tirando fotos, desejando uma boa prova. Os professores da escola nos liberaram estes dias para que a gente pudesse dar a última revisada no conteúdo.

Não sei se vou passar, mas desejo muito isso. No fim das contas acho que nem me preparei direito... Não que eu não tenha estudado, mas é porque é muito conteúdo! E no decorrer do ano, várias coisas se perdem da memória.

Este fim de semana uma colega minha lembrou-me de uma das metas que nós estabelecemos para 2009: passar no vestibular. Acho que ela está bem mais preparada que eu e vou ficar muito feliz se ela conseguir a aprovação, algo que desejo para mim também na mesma intensidade.

Por mais estranho que possa parecer, o mais difícil de tudo pra mim tem sido escutar o apoio dos amigos,  pois tenho medo de decepcioná-los... Não por mim sabe (vestibular tem todo ano mesmo, se eu não passar agora passo quando Deus quiser), mas por todos que acreditam que vou ser aprovado. Principalmente a minha família. Depois de um ano todo de investimento e tudo mais, se eu não passar acho vai ser meio barra pesada. Mas eu sei que a família entende, eu que sou meio paranóico mesmo.

Estou alternando entre momentos de muita confiança e momentos de baixa estima. Acho que isso deve acontecer com todo mundo que vai prestar o vestibular (pelo menos para quem vai fazer pela primeira vez).  Para amenizar, brinco que "estou focado" na última vaga: pra mim a colocação não importa, quero mesmo é passar. Isso tudo é muito louco. Às vezes me dá um nó na cabeça ficar pensando sobre essas coisas. Apenas quero que tudo passe logo e, se for da vontade de Deus, que eu consiga a aprovação neste vestibular.


Boa prova à mim e a todos que vão fazer o vestibular!
(rezem por mim!)

Quem não cola, SAI da escola!


Quem já foi estudante com certeza já escutou dizer que "Quem não cola, não sai da escola". E a maior parte do povo brasileiro apóia essa máxima. Desde os clássicos bilhetinhos e olhadelas para os lados, passando por textos escritos no sapato, mãos, teto, mímicas e até, mais recentemente, o repasse de respostas via Bluetooth, a denominada "Cola" parece fincar raízes mais profundas a cada dia no nosso Sistema de Educação. Mas quem são os responsáveis por isso? Os professores que não conseguem ensinar adequadamente as matérias, os alunos que simplesmente não estudam para as provas, ou os pais que não condenam esta conduta?

Este parece não ser um caso tão simples. Sabe-se que, principalmente, a educação pública do nosso país não prepara realmente os alunos para um futuro digno, nem podem ser ditas como exemplo a ser seguido. Mas tudo depende, na minha opnião, dos princípios de cada um. Eu, particularmente, nunca gostei de colar, nem dar cola, entretanto há situações em que você é impelido a cometer esse "delito". No meu caso, as vezes em que colei foi por que não tinha entendido a matéria, ou na prova havia uma questão muito difícil e eu estava precisando de nota. Do mesmo jeito de quando dei cola: só "compartilhei" a minha resposta com amigos que estavam muitíssimo necessitados de nota e depois de muita insistência da parte deles.

A minha crítica vai para os que são "Coladores Profissionais". Há pessoas que não estudam para nenhuma prova, colam e tiram notas melhores do que aquele aluno que é esforçado, passou o fim de semana inteiro estudando e é, acima de tudo, Honesto. Acho que a consciência dessas pessoas deve pesar depois (pelo menos a minha pesaria), ou talvez elas achem que a cola já faz parte do processo avaliativo: só tira nota boa quem sabe colar direito.

Alguns professores dizem que "colando você está enganando a si mesmo" e eu concordo plenamente. De quê adianta você tirar uma nota boa sem saber da matéria, se mais tarde você vai ser cobrado por isso? Tirar uma nota ruim dá um aviso ao educador: que a maneira como ele ensina não está sendo suficiente para que todos compreendam o conteúdo, o que implica dizer que ele deve adotar outro método de ensino para que todos possam apreender a matéria.

Sabe-se também que tanto as escolas particulares, quanto as públicas têm uma política interna de não-reprovação, em especial as particulares, nas quais os pais se acham "lesados" se o estudante for reprovado e acabam por procurar outra escola que "aprove" seu filho. Os professores também tem sua parcela de culpa (invertendo a situação agora), em especial os das escolas públicas, que por terem "estabilidade" em seus cargos não ligam tanto para a real formação dos alunos, faltam às aulas ou não explicam a matéria de forma eficiente. Alguns deles até permitem a cola, fazem "vista grossa" para a situação. Outros incentivam o aluno a não estudar a matéria, aplicando provas e trabalhos "com consulta", talvez para não falar "com cola liberada".

A verdade é que a situação só irá mudar quando todos quiserem ter uma educação de qualidade acima de qualquer outra coisa, pois a sociedade em que vivemos é formada por aqueles que educamos no passado. Vamos acabar com a Cola!

Decisões


Por que decisões são tão difíceis de tomar?
Por mais que tenhamos certeza de que aquela é a nossa vontade
O mundo não deixa, por muitas vezes a expressar
Isso enche minha cabeça
as coisas poderiam ser tão mais fáceis!!
O mundo poderia ser tão mais simples!!
Acredito que um dia as pessoas vão ser mais compreensíveis
E entender que cada um é único
Sem se importar com a aparência
Mas sim com o que VOCÊ é de verdade!

Espero anciosamente por esse dia...
__________________________________


Autor: Ibnny Afonso

Que venha a Copa de 2014! Natal é sede!


"Que venha a Copa de 2014! Natal é sede! A Festa em Ponta Negra foi animada... O povo, como sempre, se entregou à diversão, principalmente quando é-se gratuita. Ao pôr-do-sol e após acordar, a população questiona: o que ganhamos? Já que a boca pequena, a cidade é parabenizada e os políticos dizem que ganhamos muito. A saúde brasileira é municipalizada. No Gramoré, construiu-se um ginásio que custou 33 milhões de reais e está fechado. Quando construíram o Machadinho, o povo ganhou. Será destruído, não servia ao povo?

Gastaremos 300 milhões para a construção da arena e de todas as instalações para a Copa. Possivelmente, são três jogos, a que o povo – na acepção do termo –, não terá acesso, pois ingressos da Copa custarão, segundo previsões, mais de mil dólares e, possivelmente, não farão parte do projeto “Cidadão Nota Dez”. Como o povo – digo o povo –, terá acesso? Os espectadores dos jogos comerão pipocas frias vendidas pelos ambulantes do velho Machadão? O que faremos com os ambulantes que vendem as falsas camisas das duas grandes torcidas do Estado?

O povo ganhou. O Estado, a cidade pararão para a festa, mas não pararam para questionar se há estrutura para isso. Se houver um acidente: corredores do Walfredo Gurgel. Ainda não ganhamos o hospital. Não temos sequer condições de reabrir a maternidade da Zona Norte para nossas mães “ganharem os bebês”, que, se vivos, engrossarão as filas para, se não virem os jogos, pelo menos pastorar os carros, limpar os para-brisas de tantos que trafegarão, se as vias suportarem, a Salgado Filho.

Ganhamos a Copa! Não o hospital. A arena, não o replanejamento das vias públicas. A oportunidade de mercado turístico, não a recuperação das nossas escolas. Agora me perturba a pergunta: ganhamos a Copa; por que não a obediência ao plano diretor de Natal, que ora a prefeita – que ironia – agora escrachada, do Partido Verde, não quer respeitar? Quais interesses ela representa? Os do povo – de quem é mãe? Ou dos empresários loteadores de Natal?"


Autor: Professor Edson Carlos

________________________________________________________________________________
Logo quando Natal foi escolhida como uma das cidades-sedes da Copa, meu professor de Redação, Edson Carlos, escreveu o texto acima. Achei interessante postá-lo aqui no Blog, pois nos faz refletir sobre algumas questões que, às vezes, passam despercebidas ao nosso olhar. Ganhamos realmente com a Copa?

Expressão Ibnny de cara nova!

O que acharam do meu novo Layout??
Depois de experimentar vários, achei esse aqui o mais legal!
Dica da minha amiga Evelyn (blogueiranata)!!

Em Breve mais coisas novas por aqui...
Por enquanto é só!

See you soon... XD

Voltei...

Poisé, poisé...
Já faz um tempinho que não posto nada aqui né??
Vestibular, escola, entre outros contratempos (escreve junto ou separado?) ...
Mas já estava morrendo de saudades de escrever alguma coisa aqui...

Fazendo um resumo de tudo o que aconteceu durante esse período que fiquei sem postar:

1- Fui pra Barcelona (calma não é na Espanha, fica a 2:30h de Natal, vejam as fotos no meu Orkut!). Pense num lugar lindo!! Pessoas muito acolhedoras... Foram 3 dias que ficarão pra sempre na minha memória!!

2- Terminei o estágio. Agora estou com um pouquinho mais de tempo livre. Queria conseguir acordar todo dia cedo para estudar, mas a cama é mais forte que eu!!! Tenho que deixar de ser mais vagabundo...

3- Ainda não comentei aqui, mas fui "contemplado" com uma vaga na Marinha. Tenho tentado ser despensado, mas o negócio está difícil... Com tantos problemas e concluindo meu curso no IFRN ainda surge mais uma dessa!!! É fogo... Rezem pra eu ser despensado!!

4- Acho que encontrei uma pessoa que realmente vale a pena namorar... Ainda estamos em fase de "negociação", mas independentemente da resposta dela, pode ter certeza que é e sempre vai ser alguém muito especial pra mim!!!

5- Achava que já tinha decidido qual curso iria cursar na UFRN, mas ainda me encontro em dúvida [e pense numa dúvida cruel!!]. Muitos cursos rodeiam minha cabeça, mas os que me dão mais dor de cabeça são Engenharia Civil e Publicidade & Propaganda, tenho que decidir logo!!!

É... Acho que isso é tudo. Pelo menos por enquanto... Tenho em mente aqui vários posts bem legais. Agora só falta o tempo pra escrever e publicar, mas vou arranjar um tempinho aí pra me dedicar ao blog também, ok?

Então a gente se vê. Brevemente procuro postar de novo aqui!!!
Um grande abraço!

A Verdade...



O que é a Verdade?
Falam tanto nesta palavra que nem mais sei o que ela significa.
As pessoas querem nos confundir,
Mas o que basta é simplesmente o que sei.

A Verdade é a vida
É o que vejo nos olhos de cada um.
Por trás das máscaras que muitos se escondem,
Os olhos da Verdade os veem como se estivessem nus.

Quem sou EU pra dizer o que é a Verdade?
Apenas uma pessoa é capaz de descrevê-la
E essa pessoa com certeza não sou eu.
Essa pessoa possui a Verdade em suas mãos
E o nome dessa pessoa é DEUS.

__________________
Autor: Ibnny Afonso

Coisas simples...


Dou valor às coisas simples da vida...
O barulho do vento, o canto dos pássaros...
O sorriso e a inocência duma criança
Coisas tão bonitas que às vezes na correria da vida nem prestamos atenção

Dou valor às coisas simples da vida,
por que sei que nada vou levar deste mundo
a não ser toda a experiência que adquiri
Os momentos bons e ruins,
os amigos de verdade que fiz

Dou valor às coisas simples da vida...
Pensar olhando as estrelas
sem me importar com o que os outros vão pensar,
apreciar a beleza do céu
e ver como Deus é tão bom conosco

Dou valor às coisas simples da vida...
O olhar apaixonado dos namorados
O amor e dedicação dos idosos
O cuidado e preocupação dos pais...

Dou valor às coisas simples da vida
apenas por que elas são únicas
são coisas insubstituíveis
são simplesmente coisas simples...

Autor: Ibnny Afonso

Quem é Ibnny Afonso?!


Quem? Quem? Pergunta difícil hein?? Acho que tento responder ela quase todos os dias...

Vou falar o que acho que eu sou...
Sou um cara inteligente, pensativo, observador, objetivo, sincero (muito sincero) e gosto acima de tudo de 3 coisas: Deus, pois foi Ele quem me fez, minha família, por estar comigo em todos os momentos e Meus Amigos!!! Pense! eu amo os meus amigos e não sei viver sem eles (e eles sem mim)!!! Não esqueço de nenhum, mas às vezes eles esquecem de mim (casos raros). Corro atrás do que quero e vou até o fim quando realmente vale a pena. Às vezes desisto no meio do caminho, mas só quando vejo que não é possível ou vantajoso para mim.

Agora o outro lado
O que acham que sou: o povo pensa cada coisa sobre mim que poderia passar o resto do dia escrevendo aqui e ainda não ia dar pra terminar (além das coisas que nem mesmo eu sei que pensam sobre mim). Em algumas palavras: alguém muito, mas muito doido!!!

Quando você me conhece tem apenas duas alternativas: ou gosta ou não gosta de mim (são raros os casos em que a pessoa passa a gostar depois). Podem até se enganar comigo à primeira vista (me achar chato, arrogante e tal), mas depois que vão me conhecendo mesmo, descobrem que sou uma pessoa altamente legal, engraçada e (modéstia a parte) humilde (sério?).

Como eu me defino: Em uma palavra --> DIFERENTE!
Sou único e acho que não vai existir ninguém assim como eu nunca!!!
Eu sou Eu e ponto (Jura? - Juro!). Sim, também tenho essa mania horrível de ficar conversando comigo mesmo (acho que todo mundo faz isso).

O que quero da vida: Ser reconhecido por tudo que eu fiz, faço e vou fazer pelo mundo!!! (1º passo - escrever um blog). Sem dúvida esse é meu objetivo principal!!! E compartilhar tudo isso com todos os meus amigos!!!

O que a vida me fez: A vida já me deu muitas coisas boas. Hoje sou Técnico em Edificações e futuramente Engenheiro Civil, Publicitário, Advogado, Diretor de Cinema...

Quem procuro (pois é, estou procurando alguém): Acho que ninguém merece ficar sozinho no mundo. Procuro uma pessoa inteligente, engraçada, diferente e que me faça FELIZ! A beleza não importa (mas às vezes ajuda) o que importa mesmo é o que a pessoa é por dentro. De repente, se você está só, quem sabe a gente não pode ficar junto???

Este SOU EU. Se quiser saber mais só pessoalmente. Fuiz!

The Sexagenários Group




O Grupo "Os Sexagenários" foi criado por uma turma de amigos do CEFET-RN (hoje IFRN) em 2006 com o intuito de apenas tirar onda com o povo e conversar sobre todo tipo de assunto. Atualmente o grupo possui 7 membros (Ibnny, Andrey, Paulo, Carlos, Caio, Thadeu e Marcilene) e já fez inúmeros trabalhos juntos. Entre eles está um Videoclipe e uma Peça de Teatro.



Assita ao Vídeo agora no Player abaixo!!


Também possuimos um site. Acesse agora e conheça um pouco mais sobre cada um de nós!!!
http://geocities.yahoo.com.br/sexagenarios

Vestibular


O Vestibular é uma época muito marcante na vida de qualquer um de nós: A dúvida por qual curso optar, o medo da prova, das questões discursivas e assim por diante. Cada um tem a sua preocupação pessoal. Estou vivendo este momento e devo dizer que realmente vai ficar marcado para o resto da minha vida. Principalmente se eu conseguir a minha aprovação, né??
Trabalhar, estudar e fazer cursinho (esta é a minha rotina), não é uma tarefa fácil para ninguém, mas tomara que eu consiga aguentar até o fim do ano, 22 de Novembro pra ser mais exato: o dia que começa o vestibular da UFRN.
Termino este post dizendo a todos que vão fazer vestibular que não desistam sob nenhuma hipótese (isso serve pra mim também) e superem todas as dificuldades, pois passar no vestibular vale MUITO a pena!!! E boa prova a todos!!!

NO AR: "Expressão Ibnny"


A partir de hoje estarei sempre escrevendo neste blog tudo o que penso sobre você e sobre o mundo. Vou escrever sobre todo tipo de assunto que me der na telha, pois esse é o intuito do "Expressão Ibnny" - Expressar tudo o que penso de uma maneira clara e objetiva, além de bem-humorada (ou não), é claro!


Aproveitem, pois este Blog é pra vocês!!!